Como garantir o bem estar dos seus funcionários?

Como garantir o bem estar dos seus funcionários?

Saiba garantir que os seus funcionários estejam satisfeitos

Para alguns empresários de pequenas e médias empresas, as políticas que visam o bem estar dos colaboradores são exclusividade das grandes corporações, mas isso está correto? Não. Implantar algumas atividades que visam à qualidade de vida pode ser mais fácil do que você imagina, ainda mais por ter um número reduzido de colaboradores. Os resultados tendem a aparecer de várias formas, uma delas é a melhora no desempenho individual e coletivo. O que você pode fazer para garantir o bem estar dos seus funcionários?

 

Vida profissional caminha junto com a pessoal

A empresa e os gestores de cada área precisam ter regras claras sobre o horário em que os funcionários devem permanecer no ambiente de trabalho. Não custa nada contribuir para a qualidade de vida do seu colaborador. O tempo que ele passa com os filhos, praticando um hobby ou mesmo fazendo um curso, é de extrema importância para o seu desenvolvimento dentro da empresa. O trabalho é importante, mas há diversas coisas fora do trabalho que dão significado e propósito para a vida. Permita jornadas de trabalho flexíveis, desde que cumpram prazos e entreguem os resultados.

 

Incentive atividades físicas e cuidados com o corpo

É importante estimular as práticas esportivas. Organize corridas mensais com os funcionários, faça convênios com planos de saúde que ofereçam palestras, avaliações físicas e distribuição de material educativo para as equipes.

 

Desenvolvimento profissional. Você tem valorizado sua equipe?

Nada é mais importante para o funcionário que se sentir útil e valorizado pela empresa, principalmente quando esta contribui para o seu crescimento profissional. Muitas empresas não veem cursos e treinamentos como um investimento, mas é. Faça parcerias com escolas de cursos voltados para as áreas de atuação da empresa.  

Cultura de reconhecimento e comemoração como parte da empresa

Essa é uma das iniciativas mais fáceis de implementar à cultura da empresa. As novas gerações tendem a valorizar o reconhecimento mais do que um aumento salarial. Faça uma carta de agradecimento escrita à mão ou um programa de reconhecimento formal, tudo isso ajuda a construir um ambiente saudável.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *