Como a Gamificação pode alavancar Negócios

Como a Gamificação pode alavancar Negócios

A vida real com elementos dos games: como a gamificação pode alavancar negócios

 

Atrair, encantar e manter clientes é o desafio de grande parte das empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte. No caso das startups, os recursos e o tempo de experimentação de práticas efetivas é reduzido, o que faz com que sejam necessárias ações mais assertivas e com resultados concretos. É nesse momento que muitas empresas têm apostado na gamificação, que utiliza mecânicas de jogos como parte da estratégia de atração e retenção de clientes.

 

Esse tema, bem como aplicações práticas e cases de sucesso, foram objeto de uma palestra promovida pelo Virtual Office na última quarta-feira (23/11). Com apresentação do desenvolvedor e gerente de projetos Julio Oliveira, o evento reuniu profissionais interessados em aprender com os games novas maneiras de promover seus negócios. “A gamificação pode ser utilizada nos negócios, na aprendizagem, no aperfeiçoamento pessoal e até em segmentos como a saúde”, diz Julio, que também é mestre em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade de Liverpool (Reino Unido) e possui as credenciais PMP e PMI-ACP do Project Management Institute (PMI).

 

Em um encontro que reuniu cerca de 50 pessoas em nosso auditório na unidade Berrini, Julio citou benefícios que podem ser obtidos por quem deseja gamificar os seus negócios. São eles:

  • Competitividade saudável: ao lidar com jogos você motiva as pessoas a se superarem em algum aspecto;
  • Sensação de conquista: sentir-se vitorioso é um importante estímulo para que o participante continue engajado e interessado nas próximas etapas;
  • Avaliação de desempenho: com a gamificação é possível avaliar e mensurar os resultados, antecipando-se às necessidades do jogo e tendências do mercado.

 

Além de citar cases de sucesso como o incentivo à reciclagem proposto pela Coca-Cola por meio da recompensa com flores, abraços ou camisetas feitas a partir de garrafas recicladas ou jogos como o Class Dojo, que promove desafios para os alunos cumprirem em sala e os recompensa com a opção de trocar de avatar, por exemplo, Julio também destacou os fatores de sucesso da gamificação, ou seja, quando há maior chance de sua empresa acertar ao investir nela:

“É importante investir em frameworks, ou seja, melhores técnicas que facilitam a gamificação. A ferramenta Octalysis é um bom recurso para iniciar esse processo”, avalia o desenvolvedor e gerente de projetos. “Deve, ainda, ser definida uma estratégia, com métricas para conseguir mensurar a evolução do negócio e atrelá-lo a incentivos, feedback e condições de vitória, por exemplo”, completa Julio, que encerra dizendo que o último passo é validar a estratégia e aprender, calibrando-a de acordo com os resultados.

Ficou interessado no assunto? Esse tema e muitos outros podem ser discutidos nas próximas palestras do Virtual Office. Inscreva-se em nosso site para receber todas as novidades e fique ligado para o próximo encontro!

 

Agradecimentos:

Julio Oliveira da Gohub Coworking e Space Sorocaba Coliving & Coworking

Thaís Correa Cerimonialista


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *