Como Aumentar Vendas e Fazer uma Boa Negociação

Como Aumentar Vendas e Fazer uma Boa Negociação

Desde pequenos a grandes itens, existem diversas maneiras de negociar, articular um projeto em que ambas as partes saem ganhando, não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando envolve vendas, que significa perda para um dos lados. A arte de negociar pode aumentar as vendas, e de quebra, garantir o sucesso da empresa.

Entre as técnicas de negociação está o respeito, a flexibilidade e a compreensão com o cliente, ter empatia e se colocar no lugar do outro, faz com que você priorize o relacionamento acima de tudo, essa sintonia com o cliente pode facilitar todo o processo. Mas como fazer uma boa negociação de vendas e ter um fechamento garantido?

A primeira impressão é a que fica, muitos vendedores acabam perdendo grandes oportunidades por travar na hora de falar, não saber persuadir a ponto de prender a atenção do cliente, justamente por não entender suas reais necessidades. Antes de pensar em vender, conheça seu cliente, através do comportamento, atitude, e principalmente, das suas precisões.

Algumas empresas acham que para aumentar o fechamento da empresa basta ter um produto/serviço e clientes dispostos a comprar o que você vende. Não é por aí, as vendas dependem de uma visão estratégica, inclusive da prospecção. Sem uma gestão prevenida e processos alinhados você não vai obter bons resultados, mesmo que você tenha o que o cliente procura.

Não tema a concorrência, saiba diferenciar seu produto ou serviço e isso deixará de ser um problema na sua empresa. Ao se reunir com o cliente esclareça quais são as diferenças do seu produto para o da concorrente, mas não insista nisso, foque no que você tem para oferecer, não é ético citar o nome do concorrente, falar mal de seus serviços ou fazer comparações, essa técnica de negociação não é vista com bons olhos pelo cliente, seja íntegro.

Para aumentar as vendas, abandone a ideia de que negociar é baixar seus preços para conseguir o fechamento. Um preço menor não faz do seu produto melhor, ao contrário, você perde comissão e a empresa também perde. Construa um valor para sua oferta, traga uma solução para o seu produto ou serviço, o ponto principal das negociações não é o valor, e sim, o que será agregado com a nova aquisição.

Preste atenção nas colocações do cliente, as pessoas gostam de se sentirem ouvidas e reconhecidas, reconheça o lugar de fala dele. Ao falar menos e ouvir mais você tem a oportunidade de conhecer o seu perfil, argumentar em cima das necessidades dele, em sintonia com a negociação. Essa atitude inspira confiança e dá margem para um bom relacionamento entre vocês.

Por fim, não tenha medo de negociar, esforce- se para o cliente ser duradouro, mas saiba ele não precisa ser eterno, por isso tenha um plano b para não ficar na mão. A negociação é uma rotina da empresa, não saia atirando para todos os lados, tenha uma estratégia, só assim você vai garantir o sucesso das vendas e negociar para ter um fechamento garantido.


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