Como fazer uma boa administração no seu negócio?

Como fazer uma boa administração no seu negócio?

Como fazer uma boa administração no seu negócio?

 

Com a recessão econômica assolando o país, é preciso estar bem preparado para lidar com o mercado, com a concorrência e com o mais importante: a administração do seu negócio. Principalmente se sua empresa é de porte pequeno ou médio. Portanto, você sabe como fazer uma boa administração no seu negócio?

 

Os proprietários de pequenas e médias empresas estão adotando novas medidas para obter lucro em meio às dificuldades, e sim é possível. É preciso saber como competir diante de concorrências cada vez mais agressivas e capacitadas para lidar com o mesmo produto ou serviço que o seu.

 

Em primeiro, monte um bom planejamento estratégico, crie planos de ação, estabeleça as metas que você deseja para o seu negócio. Essas informações você pode conseguir através dos clientes, das novidades do seu segmento ou através dos funcionários, que vivem a empresa diariamente. O planejamento permite que você posicione sua empresa de forma que ela concorra de igual para igual com as demais.

 

Em segundo, preste atenção no seu fluxo de caixa, para fazer uma boa administração no seu negócio você deve ter um orçamento para no mínimo seis meses.  Esse planejamento assegura os recursos ainda disponíveis, e são de utilidade para comprar materiais que estão em falta, fazer pagamento de funcionários, pagar contas e despesas extras. Previna- se dessas situações para garantir uma administração sem falhas.

 

Busque informações sobre as empresas concorrentes. Essa prática estimula a adoção de novas ideias e métodos, consequentemente isso é positivo para melhoria dos seus serviços, produtos e atendimento. A boa administração do seu negócio está diretamente ligada a sua capacidade de competir.

 

Uma das formas de como fazer uma boa administração no seu negócio é conhecer seu cliente. Você saber para quem está produzindo? Crie canais de comunicação onde seja possível tirar as dúvidas, enviar reclamações e sugestões, isso deve ser encarado como uma oportunidade de melhorar.

 

É importante oferecer a oportunidade dos funcionários serem mais colaborativos. Para isso, crie planos de treinamento, capacitação ou cursos de idiomas, atualmente existem muitos programas gratuitos para pequenas e médias empresas. A capacitação dos funcionários é um investimento necessário, principalmente para fazer uma boa administração no seu negócio, pois na sua ausência o colaborador saberá conduzir a empresa.

 

Por fim, tenha foco nestas quatro palavras citadas acima: planejar, competir, organizar e capacitar, sendo assim você estará lidando com os pilares de uma boa administração. Se possível, divida a criação do planejamento com os próprios colaboradores, que podem sugerir boas ideias.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *