Como Entender Seu Cliente

29. fevereiro 2016 Boletim VO 0
Como Entender Seu Cliente

Nas relações profissionais – ainda mais aquelas que são voltadas para profissionais freelancer ou autônomos – o cliente necessita de atenção especial, rápida e eficaz. O pouco tempo de convivência e a agilidade na prestação de serviços não podem ser motivos para atendimento precário. Compreender os clientes e estudá-los são as principais formas de fidelizá-los!

1. Analise e estude seu cliente

Um dos passos para atender as necessidades dos clientes é estudá-los e compreender a situação no mercado, a concorrência e a linha de trabalho de cada um. Em reuniões, questione sobre as tecnologias usadas, sobre os recursos e preferências para que a sua proposta se adeque às expectativas de quem receberá o serviço;

2. Observe os detalhes

Nem sempre, as informações a respeito das expectativas dos clientes serão claras durante as reuniões – também é importante perguntar e questionar ao máximo. Observar os detalhes, atentar-se às referências durante os diálogos. O que não estiver explícito e que possa favorecer ao serviço prestado na melhor execução, anote e guarde essas informações – o cliente se sentirá compreendido quando você observar os menores sinais. Esta maturidade é adquirida com o tempo, exercite-a!

3. Demonstre seu planejamento

Através da planilhas, calendários ou apresentações em slide, demonstre como alcançará as expectativas e as propostas. Os recursos financeiros e de materiais devem ser exibidos com rigor para que não exista nenhuma dúvida. Alguns aplicativos já permitem que o cliente permaneça em contato direto com responsável pela prestação de serviços. Google Drive ou OneDrive são ótimos exemplos do compartilhamento mútuo de informações – além dos clientes terem a liberdade de corrigir o que não os agrada;

4. Dedique-se para surpreender!

Tarefas medianas e já esperadas são aceitas. No entanto, a preferência deve ser pela fidelização do cliente ao seu serviço. Procure explorar ao máximo o esforço e a dedicação e, desta forma, surpreender com grandes resultados. O profissional deve tratar cada cliente como prioridade e todas as forças devem se voltar à total satisfação. Compreender um cliente também é compreender que o serviço prestado a ele será útil para mais lucros e vantagens empresariais.

O cliente é compreendido quando o profissional autônomo, empreendedor ou freelancer está disposto a atendê-lo com total eficácia e respeito.

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