Como desenvolver um planejamento estratégico para sua empresa

22. janeiro 2018 Boletim VO 0
Como desenvolver um planejamento estratégico para sua empresa

2018 finalmente começou, as perspectivas da economia são positivas, o cenário está melhor para empreender e seu otimismo aumentou, certo?

Para garantir que sua empresa tenha excelentes resultados neste ano e não repita erros do passado, é essencial criar um planejamento estratégico, traçando os rumos do seu negócio e prevendo onde se pretende chegar até o fim do ano.

A estratégia nada mais é do que um conjunto de ações e iniciativas que colocam uma empresa em determinada posição para que ela enfrente a concorrência e obtenha maior retorno sobre o investimento.
Existem algumas boas práticas fundamentais para garantir um planejamento estratégico eficiente e que garanta metas reais e iniciativas concretas para se atingir objetivos. Por isso, é importante criar, implementar e avaliar decisões constantemente.

Para te ajudar a elaborar um planejamento estratégico eficiente, listamos, a seguir, um passo a passo do que deve ser avaliado e listado no início do ano:

1. Definição de missão, visão e objetivos da empresa

Quando você sabe quem é e onde quer chegar fica mais fácil definir o que deve ser feito para atingir esse objetivo. Nessa etapa, é primordial definir metas realistas e avaliar todos os cenários possíveis para atingi-las, afinal, há vários caminhos que podem levar a um mesmo resultado.

2. Entenda o mercado

Você deve fazer uma avaliação das ameaças e oportunidades que o ambiente externo poderá oferecer à sua empresa, considerando presente e futuro. Esse diagnóstico é muito importante para saber como o seu negócio poderá ser impactado pela concorrência e como pode se proteger, minimizando perdas.

3. Localize seus pontos fortes e fracos

Avalie sua concorrência e o que ela tem de melhor. Depois, faça uma análise de seus pontos fortes e fracos em relação a essa mesma concorrência, descobrindo onde pode melhorar e o que pode destacar mais como um diferencial.

4. Defina um plano estratégico

Depois de avaliar o que sua empresa tem de melhor e onde precisa melhorar, é hora de criar um plano de ação, com metas e iniciativas para implementar essas ideias, afinal, se elas ficam no papel os resultados não mudam, certo?

5. Faça um monitoramento e mude planos, se necessário

Acompanhe de perto a implementação do plano de ação e avalie se é necessário mexer na estratégia. Há diversas métricas e indicadores, definidos previamente, que te ajudarão a fazer esse diagnóstico com precisão. Caso sinta que os resultados não são os esperados, faça mudanças e altere o rumo dos planos.

O Balanced Scorecard é uma das ferramentas mais utilizadas para acompanhar uma estratégia de maneira integrada e enxergar os resultados consolidados. O fundamental, aqui, é não ter medo de alterar a rota estratégica caso ela se mostre ineficaz.

Com objetivos bem claros definidos, mapeamento da concorrência e visão de futuro realista é possível conceber um planejamento estratégico de sucesso e conquistar, em 2018, todos os objetivos que sua empresa buscar. Boa sorte!


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