Como Controlar o Stress no Ambiente de Trabalho

Como Controlar o Stress no Ambiente de Trabalho

O ambiente de trabalho é um dos espaços onde se tem predisposição ao stress. O acúmulo de atividades, a cobrança do chefe, atritos com os colegas, problemas na vida pessoal, podem ser suficiente para desencadear crises de stress. Funcionários com esse perfil não são bem vistos na empresa, esses fatores podem ser prejudicial para sua postura profissional, e até atrapalhar sua carreira.

Para aliviar stress no trabalho e não ter que passar por situações cansativas, reveja em quais momentos você sente raiva e como poderia reverter isso de maneira saudável, sem precisar se indispor com os colegas de trabalho, nem sofrer internamente com as atitudes que poderiam ser evitadas.

Gerir o tempo está diretamente ligado ao stress, quando se acumula tarefas é difícil se manter calmo. Planeje seu dia a dia, analise suas responsabilidades e veja quais tarefas são prioridades, não se perca fazendo tudo ao mesmo tempo. É possível distribuir o tempo para aquilo que é obrigatório e o que pode esperar para ser feito.

Quando sentir que está prestes a estourar, foque nas atitudes positivas que constrói o que você é, pare um momento, reflita sobre as coisas boas que você aprecia na sua vida, suas qualidades, questione a si mesmo se estas atitudes negativas fazem parte da sua personalidade. Essa estratégia te faz relembrar que o stress não é parte do que você é, relembre sua capacidade de lidar com situações que te incomodam.

Quando se sentir fora de controle, respire um pouco de ar fresco. Tente se ausentar do ambiente de trabalho por alguns minutos, vá até o banheiro ou desça até portaria, além de te renovar, dá tempo para pensar nas atitudes antes de se indispor com alguém do convívio profissional.

Fazer exercício regularmente reduz e previne o stress, desde uma caminhada leve a séries pesadas na academia, tudo é válido. O exercício desempenha um papel fundamental no cérebro, além de estimular o bem estar emocional, te ajuda a ter hábitos mais saudáveis em meio à correria da vida profissional, reserve um tempo para as atividades físicas.

É sabido que a falta de sono reduz a energia, impacta o desempenho no trabalho, e consequentemente, nas atitudes com as pessoas ao redor. Teste dormir pelo menos 8 horas por noite e veja como esse tempo de sono vai te dar maior disposição física no dia seguinte e aliviar stress no trabalho.

Você é o maior responsável pelas suas atitudes, se indispor com os colegas que passam a maior parte do dia com você, demonstra a falta de controle de você para com você mesmo. Tente excluir os problemas da vida pessoal ao entrar no ambiente de trabalho, priorize suas atitudes com as pessoas, você vai constatar como o stress não precisa fazer parte da sua rotina, e quando tiver prestes a estourar conte até 10, isso vai te renovar.


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