Como Capacitar Sua Equipe Sem Alto Custo

Como Capacitar Sua Equipe Sem Alto Custo

A evolução de uma equipe requer ações específicas para que todos falem a mesma língua e se adaptem às novidades e mudanças do mercado. Um dos aspectos mais importantes na hora de conduzir um time é a capacitação das pessoas, que precisa ser eficiente, prática e dialogar com diferentes perfis de colaboradores. Além de influenciar na qualidade do trabalho realizado, uma boa capacitação da equipe garante melhores resultados em quesitos como relacionamento interpessoal, satisfação no trabalho, facilidade de comunicação, entre outros.

Embora seja imprescindível em uma organização, a tarefa de capacitar uma equipe demanda tempo e dinheiro, porém, seguindo alguns passos simples e muito eficazes é possível reduzir os gastos com capacitação da equipe sem, no entanto, prejudicar os resultados. Quer saber como? Acompanhe as nossas dicas!

1. Incentive a troca de conhecimento

Uma maneira simples, eficaz e bacana de capacitar uma equipe é incentivar a troca de conhecimento entre os profissionais. Dessa forma, cada um pode contribuir com o que tem de melhor. Se você tem um colaborador que é especialista em Photoshop, por exemplo, e precisa que seus funcionários tenham noções básicas, por que não propõe um mini curso para que ele ensine a todos? O trabalho em equipe, envolvendo pessoas de diversas áreas, também é uma ótima maneira de compartilhar conhecimento e permitir que todos aprendam de uma maneira leve e gostosa.

2. Promova um rodízio de áreas

Você provavelmente é ou conhece alguém que seja único na tarefa em que exerce na empresa. Se acontece uma emergência, algo inesperado e esse profissional se ausenta, ninguém mais consegue fazer o seu trabalho. Para evitar que situações desse tipo aconteçam, uma recomendação é fazer um rodízio de áreas ou setores para que todos aprendam um pouco da rotina dos profissionais da empresa e se familiarizem com as principais tarefas que cada um executa.

3. Visite empresas

Se a empresa em que você trabalha possui algum tipo de parceria com outras companhias, promova visitas a esses locais para discutir temas como processos, gestão, carreira e recursos tecnológicos. Essa troca de conhecimento revela novas ideias, é ótima para aprender coisas diferentes, reciclando o que já não serve mais.

4. Forme parcerias de treinamento

Parcerias com instituições que ofereçam treinamento in company podem ser uma solução mais barata para capacitar uma equipe. Um parceiro interessante pode ministrar um curso na sua empresa, ao mesmo tempo em que um profissional que trabalha com você também pode visitar essa companhia e oferecer um serviço que ele domina. Outra opção é unir-se a outras empresas que necessitam do mesmo treinamento e dividir os custos com elas. Fica bem mais em conta.

5. Crie um programa de mentores

Aproveitar a experiência dos profissionais que trabalham em uma companhia é a ferramenta mais poderosa e eficiente de capacitar um time. Nesse sistema, os mais experientes orientam os mais jovens, compartilhando conhecimentos e dicas com quem está começando a carreira. E o melhor de tudo isso é que esse processo não gera custos!

Investir em uma capacitação forte é a melhor forma de garantir um serviço de qualidade, uma equipe engajada e baixa rotatividade de profissionais. Invista nas dicas que selecionamos e beneficie-se dos resultados!

Siga o Virtual Office!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *