Como as mudanças no MEI e no Simples favorecem o empreendedorismo

Como as mudanças no MEI e no Simples favorecem o empreendedorismo

Você decidiu abrir um negócio, investir em determinado segmento e quer levar adiante o sonho de ser empreendedor. Além do desafio de entrar no mercado, existem outras barreiras que pequenas e médias empresas precisam enfrentar no começo dos negócios. Quer saber quais são?

Pensando em ajudar nossos clientes e parceiros, listamos os principais problemas que grande parte dos empreendedores enfrenta. Confira-os, a seguir, e veja se você se enquadra nessa situação:

Separar vida profissional da rotina doméstica

Os principais desafios no gerenciamento de PMEs começam em separar casa e trabalho, já que muitos empreendedores optam por iniciar as atividades de sua própria residência mesmo, o que pode gerar confusão, baixa produtividade e ausência de regras bem definidas.

Fazer home office exige muita disciplina e organização. Ainda mais quando o assunto é gerir PMEs. Por isso, quem não consegue dar conta de separar a vida doméstica da profissional uma solução eficiente, econômica e muito benéfica é investir em escritórios virtuais e espaços de coworking, que oferecem uma estrutura corporativa completa por valores flexíveis.

Gerir o negócio de maneira eficiente

Um segundo empecilho que surge no caminho de micro empreendedores é fazer uma gestão eficiente, conseguindo resultados concretos e se mantendo – ou crescendo – no mercado. Sistemas de gestão são aliados nessa tarefa e podem ajudar muito, mas organização e metas bem definidas são fundamentais.

Estabelecer processos e definir metas realistas

O planejamento de processos aparece como o terceiro desafio no
gerenciamento de PMEs, já que a falta de planos pode levar um negócio ao fracasso. Acredite: se você quiser ganhar dinheiro, ter boa reputação e se consolidar como uma empresa séria precisa planejar bem!

Posicionar-se no mercado de maneira sólida

Escolher um bom escritório, um endereço de prestígio, cumprir prazos e compreender as necessidades dos clientes é essencial para que sua empresa cresça de maneira saudável. Sabemos que arcar com esses custos não é fácil e, nessas horas, os espaços de coworking surgem novamente como alternativa, já que ficam localizados em pontos estratégicos, mas não têm os custos exorbitantes de escritórios tradicionais.

Ainda há muitos outros desafios à frente do micro empreendedor, é claro, mas esses que citamos são os que mais impactam na saúde de um pequeno e médio negócio. O fundamental, nesses momentos, é contar com uma boa estratégia, parceiros de confiança, estrutura para receber clientes e credibilidade. Boa sorte!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *