Coach de alta performance: Conheça 4 segredos de um vendedor coach

02. outubro 2017 Boletim VO 0
Coach de alta performance: Conheça 4 segredos de um vendedor coach

Coach de alta performance, você pode se tornar um!

A Palavra  Vender tem origem  do latim “vendita”, que é a ação ou efeito de vender, ou seja, entregar algo a alguém através de um tipo de pagamento. Mesmo inconsciente, todos nós vendemos o tempo todo, oferecemos a nossa imagem, carinho, conhecimento e produtos com fins lucrativos ou não.

Coach é uma metodologia criada para acelerar resultados pessoais e profissionais, sendo utilizado inicialmente por volta de 1830 na universidade de Oxford como uma nomenclatura para tutores particulares, desde então o coach é o profissional que conduz o coachee para o objetivo desejado.

O Vendedor coach tem a marca de extrair do seu cliente a vontade de comprar com objetivo de satisfação de seu desejo por conquistar algo novo trazendo solução. O foco passa a ser o cliente e a sua necessidade e não o estoque. Vou te contar os  4 segredos:

Ancoras de excelência

A Ancoragem é uma técnica que trabalha padrões de respostas trazendo estado emocional de excelência ou de derrota, refere se as situações vividas do passado que nos conectam com o presente trazendo sensações emocionais de segurança e confiança.

Ou seja, antes de iniciar as suas atividades do dia, o vendedor coach revisita mentalmente as suas vendas de sucesso, Visualiza os passos  da venda dos últimos clientes que adquiriram os seus produtos,  o sabor de cada café experienciado com as suas conquistas e ouvi o som do sim.

Se o vendedor estabelecer conexão com as suas dificuldades com certeza não entregará o melhor de si no momento com o seu cliente, estando ancorado com as suas vitórias e contando uma história de sucesso é mais fácil.

Rapport

O rapport é  a técnica que cria uma ligação de empatia com o cliente, é o  espelhamento de ações que  facilita a comunicação tornando o cliente mais receptivo.

Para praticar inicialmente é necessário observar os gestos do cliente por exemplo Respiração, tom de voz, velocidades, expressões corporais.

A Técnica de espelhamento, rapport é a repetição elegante de um desses fatores chaves criando sinergia conciente.

Perguntas poderosas

As Perguntas poderosas são a forma de fazer questionamentos que facilitam a reflexão e a tomada de decisão, estabelecendo uma linha de identificação, investigação para entender se o cliente está realmente pronto para o produto.

O mais importante dessa técnica é saber ouvir e fazer perguntas e não falar dos produtos sem entender qual é a real preocupação desse cliente, exemplos:

  • O que te trouxe a esse momento (lugar, loja, reunião)?
  • Qual é a situação atual?
  • Quais ações  (benefícios, estratégias, produtos) importantes para a melhora da situação atual?
  • Quanto tempo consegue ficar sem esse produto?
  • O que busca obter com esse produto?
  • O que o nosso produto trará para a sua empresa?
    • E o que mais?
      Não existe frustração.
      Para o vendedor coach não existe perda de vendas ou frustrações por metas não batidas e sim feed back.

A vida é uma grande oportunidade de aprendizado e evolução, as somas de nossas experiências nos trazem conhecimento para os próximos passos.

O Foco é a chegada e não as pedras da caminhada.

Espero ter contribuído para o seu crescimento.

Texto por: Mônica Pina

monica-pina
 relacionamento@monicapinasolucoes.com.br
- Formada em Administração de Empresas, MBA em Gestão 
estratégica de Empresas e Especialista em Psicologia 
Organizacional, Mestranda em Recursos humanos e 
inovação do conhecimento.
- Master em Programação Neurolinguistica e Coach e Analise 
Comportamental.
                    - Atuou como gestora por mais de dez anos, participante 
de grandes projetos nas Empresas Casas Bahia, Hotel Blue Tree Tower, Contem 1G, 
Tania Bulhões e Swarovsk Cristais e outras.

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