8 Passos Para Reduzir Custos Na Sua Empresa

8 Passos Para Reduzir Custos Na Sua Empresa

Reduzir custos não serve apenas quando há uma crise financeira, pelo contrário, reduzir custos deve ser uma prática constante, como se fosse uma política da empresa. Esse hábito só gera benefícios e torna o uso consciente dos recursos e dinheiro disponível. Confira 8 passos e veja a magia da economia acontecer:

Digitalize documentos
Chega de impressões, chega de arquivo morto! Sempre que possível crie documentos digitais e digitalize os documentos físicos, você economiza espaço físico e otimiza tempo ao dispor documentos digitais na rede para todos.

Invista em tecnologias
“Investir? Mas não estamos falando em reduzir gastos? ”. Estamos, e justamente por isso é necessário investir em tecnologias que ofereçam facilidade no processo e diminuem outros gastos. Por exemplo: máquinas lentas ou defasadas, podem gerar hora extra ao funcionário e manutenção constante (leia-se gastos). Invista!

Pague as contas em dia
Se a empresa é desorganizada, gasta-se com multas e juros por atraso no pagamento de contas. Pague as contas sempre em dia. Negocie descontos ao pagar adiantado ou ao realizar pagamentos automáticos.

Energia elétrica, use conscientemente
Já temos o ar-condicionado como vilão no gasto de energia elétrica, por isso, reduzir a partir de pequenas mudanças no ambiente de trabalho e uma mudança de hábitos de todos, pode gerar redução na energia elétrica e um uso mais consciente. Siga algumas dicas e sinta a diferença:
O espaço é mal iluminado? Porque não aproveitar a luz natural com a abertura de janelas em lugares estratégicos se possível?
Adquira equipamentos que consuma menos energia, verifique a embalagem/manual do produto.
Apague as luzes sempre que sair do local. São algumas dicas, que podem parecer bobas, mas a diferença no fim do mês é significativa.

Centralize as compras

Quanto menos departamentos de compra tiver, menos fornecedores terão e, com isso, você consegue negociar valores no momento da compra.

Compre em grande quantidade
Ao invés de comprar toda semana ou todo mês determinados itens necessários a empresa (artigos de papelaria, papel higiênico e etc.), compre em grande quantidade e negocie um bom desconto.

Chamadas Telefônicas e Viagens a trabalho
Sabe aquela reunião que fará você gastar com alimentação, transporte e em alguns casos hospedagem? Ou aquela simples chamada telefônica local para um fornecedor? Graças à tecnologia, hoje temos diversos meios de comunicação: email, sms, programas de teleconferência online e programas VoIP, como o Skype. Use-os sem medo e veja a magia da economia acontecer.

Envolva a equipe
A equipe é a maior responsável pela redução de custos de uma empresa, por isso envolva-os. Faça palestras, envie informativos, reeduque a sua equipe para criar novos hábitos. Permita à equipe sugerir formas para reduzir os custos em cada departamento. Por eles estarem envolvidos na rotina da área, com certeza eles sabem o que dá ou não certo na hora de diminuir gastos. Uma forma de acelerar esses novos hábitos é premiar a equipe que mais reduzir gastos.

Fonte: Pensando Grande


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *