5 Dicas para Melhorar a Produtividade

5 Dicas para Melhorar a Produtividade

Já teve a impressão de que 24 horas não são suficientes para gerir seu dia? Pode soar estranho, mas essa é a realidade de muitos empresários que precisam se desdobrar em mil para fazer o trabalho render.

O tempo não para e, já que ninguém pode controlá-lo, o que podemos fazer é seguir o exemplo de executivos de sucesso que encontraram soluções inteligentes para evitar o desperdício de tempo. Confira a seguir cinco maneiras práticas que melhorarão a sua produtividade no trabalho:

1 – Cuidado com a procrastinação
A palavra é feia e o significado é ainda pior. Procrastinar é o ato de deixar para depois aquilo que pode ser feito agora. Quem trabalha em frente ao computador conhece muito bem esse malefício, já que as redes sociais tem a fama de ser vilãs de quem procura organizar o tempo.

Mas achar que o computador e dispositivos móveis são uma ferramenta de procrastinação é um grande erro. Na verdade, existem aplicativos gratuitos com a finalidade de acabar com esse fardo que afeta tanto o empresário quanto seus funcionários.

O Focusbar, por exemplo, alerta ao usuário toda vez que ele sai das abas de trabalho, impedindo que perca o foco nas atividades. Já o ainda mais explícito iProcrastinate, exclusivo para Mac, oferece dezenas de opções para quem quer aumentar a produtividade.

2 – Estabeleça uma rotina
Achar que todos os dias você irá acordar com todas as tarefas do dia decoradas é outro erro comum cometido por empresários. Um cotidiano eficaz inclui alcançar todas as suas metas, e isso só é possível se souber exatamente o que precisa fazer durante um dia útil.

Organizar as tarefas no papel, através de uma agenda, diário ou “to-do list” é o mesmo que organizar o tempo. Com o tempo é possível adquirir a prática necessária para entender todos os elementos que são precisos para fazer tudo o que realmente importa. Aos poucos, isso se tornará sua rotina, então tenha a certeza de que ela traga os benefícios de uma vida pessoal e profissionalmente saudável.

3 – Descanse!
Nenhuma pessoa é uma máquina e é preciso incorporar essa mentalidade no âmbito profissional, não apenas pelo bem do funcionário como para aumentar a produtividade do serviço prestado.

Existem diversas técnicas de gerenciamento de tempo que fazem sucesso nos países de primeiro mundo para quem quer organizar o tempo, como o método Pomodoro, que diz que é preciso tirar uma pausa de cinco minutos a cada 25 minutos para reorganizar as ideias e retomar o foco na atividade exercida.

Mesmo aqueles menos transigentes optam por um momento de descanso para o café ou para conversar com o colega de trabalho no meio do expediente para não se sobrecarregar.

4 – Saiba se comunicar
Um empresário ou executivo de sucesso é aquele que fomenta, em si, as habilidades de um líder, e nada é mais importante para um bom líder do que saber se comunicar.

Isso permite que delegue funções secundárias e que encontre saídas para situações difíceis contando com diferentes pontos de vista ao seu redor. Mais do que isso, uma boa comunicação permite que a pessoa encontre no potencial coletivo soluções que podem levar minutos para situações que outrora levariam horas.

5 – Avalie as funções (e esteja preparado)
Por último, mas não menos importante, está a capacidade de avaliar constantemente as funções para a qual foi designado. Fazer algo com empenho não quer dizer, necessariamente, fazer algo da melhor forma.

Através do conceito básico de inovação é possível gerenciar uma tarefa da forma mais inteligente, estudando e se preparando para aquilo que é confiado a você. Nem sempre é necessário reinventar a roda, quem está sempre em busca de melhorias pode muitas vezes encontrar um método mais eficiente e com isso alavancar sua própria produtividade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *