5 Dicas Para Manter o Foco No Home Office

5 Dicas Para Manter o Foco No Home Office

A internet mudou a forma de as pessoas viverem e se relacionarem com o mundo, principalmente no ambiente corporativo. De acordo com uma pesquisa da consultoria Global Place Analytics, 50% dos profissionais nos Estados Unidos ocupam cargos compatíveis com o trabalho remoto, e 79% das pessoas gostariam de realizar o serviço em casa. Também nos EUA, 10% dos trabalhadores têm pelo menos um dia de home office por semana.

No Brasil, esta iniciativa também tem crescido. Segundo estudo da Top Empolyers Institute, 14% das empresas brasileiras oferecem programas formais de home office, 6% a mais em comparação a 2013. Mesmo que você não execute suas tarefas de casa diariamente, pode ser que isso venha a acontecer esporadicamente – e é necessário ter extrema organização para conseguir eficiência e produtividade. Abaixo, confira algumas dicas para manter o foco!

1. Arrume-se como se fosse sair
Sabe aquela rotina de acordar, tomar banho, arrumar a cama, preparar o café da manhã e ir para o trabalho? Planeje-se para que tudo isso aconteça na ordem usual, com a diferença de não ter que pegar um ônibus ou tirar o carro da garagem. A vantagem de tudo isso é que, além de manter uma rotina organizada, você ganhará tempo – algo valiosíssimo nos dias atuais.

2. Escolha um lugar iluminado
Sim, a tentação de apoiar o computador em uma almofada e responder os emails deitado na cama é grande, mas para trabalhar em casa é essencial montar um espaço apropriado – de preferência, com bastante luz para você não ficar sonolento. Coloque uma escrivaninha, uma cadeira confortável e o seu notebook perto da janela. Mesmo assim, não se esqueça de acrescentar lâmpadas ou luminárias sobre a sua mesa.

3. Mantenha ao seu alcance tudo que for necessário
Telefone, computador, bloco de anotações, caneta, lápis, borracha, calculadora, impressora, pastas de documentos: enfim, tenha por perto todos os objetos que deixarão seu trabalho mais eficiente e prático. Por outro lado, fique distante de todas as distrações. O cachorro pede carinho, aquela fome fora de hora chega com força total, sua série preferida está passando na televisão ou seus amigos querem fazer uma visita rápida porque sabem que você está em casa: tudo isso pode acontecer, mas diga não. Um dos grandes trunfos do home office é, sim, ter flexibilidade, o que não significa desorganização. Portanto, é possível marcar compromissos de manhã ou à tarde desde que seu chefe e seus subordinados estejam cientes. O importante é adiantar todos os seus afazeres e não atrapalhar o fluxo de trabalho.

4. Viaje com responsabilidade
Já que home office significa trabalho remoto, por que não estar na praia ou em uma casa de campo com uma vista incrível? No entanto, lembre-se de que liberdades trazem mais responsabilidades: certifique-se de que você tem uma boa conexão de internet, sinal no celular para que os funcionários da empresa consigam contatá-lo e fonte de energia para plugar a bateria do computador. Também preste atenção para que a luz do sol não faça reflexo na sua tela de forma a prejudicar sua visão. Planeje-se com antecedência!

5. Perceba se você realmente tem o perfil para trabalhar em casa
Algumas pessoas precisam de interação social: dar “bom dia” para os colegas, reservar a hora de almoço para jogar conversa fora, ter relacionamento com os outros departamentos, ter alguém para mostrar aquele link interessante, pedir ajuda para terminar uma planilha no Excel ou uma apresentação no Power Point e participar do amigo secreto no fim do ano. Se você realmente pensou que fazer home office seria uma ótima oportunidade, mas notou que sua produtividade caiu, volte para a sede de sua empresa – se for possível – ou alugue um espaço coworking, lugar onde outros autônomos trabalham. É uma boa saída para resgatar a eficiência e sair da solidão.

Fonte: Pensando Grande


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