5 Dicas Para Fidelizar Seus Clientes Gastando Pouco

5 Dicas Para Fidelizar Seus Clientes Gastando Pouco

Muitas vezes, manter um cliente pode ser mais importante do que conquistar um novo. Os clientes antigos e fiéis disseminam a boa imagem da empresa e abrem espaço para novos parceiros. Com o mercado cada vez mais concorrido, é necessário que os limites da satisfação do comprador sejam ultrapassados e, para isso, ele precisa criar um vínculo afetivo com quem oferece o serviço.

Estima-se que um cliente fiel é cinco vezes mais barato que um novo cliente. Porém, como tornar o recém-chegado ao serviço em um freguês? Aqui, seguem 5 dicas que ajudarão a cumprir essa missão:

1. Conheça a teoria da “pirâmide invertida”

Essa teoria propõe o seguinte: os clientes devem se encontrar no topo e os maiores esforços estão destinados a eles. O foco não deve ser o lucro, o produto ou o processo interno e, sim, a satisfação que o comprador terá. Para que esta pirâmide funcione, é imprescindível que o atendimento seja executado da melhor maneira. Investir em SAC e ouvidorias demonstra que o cliente pode manter contato a todo momento com a companhia. Abaixo dele, seguem os vendedores que mantêm relação direto e, por fim, os gestores.

2. Para os clientes fiéis: tratamento VIP

Pesquisas apontam que os chamados “fregueses” correspondem a 65% do faturamento de uma empresa. Para tanto, o tratamento diferenciado é primordial como newsletters, antecipar lançamentos e serviços, conteúdos personalizados e cupons de desconto. Os mimos podem fortalecer os vínculos afetivos.

3. Foque no cliente certo

Gastar energia com todos os públicos não trará os melhores resultados. Quando o atendimento é direcionado, ele será de qualidade. Desta forma, será feito um estudo a respeito de onde os clientes certos estão, o que buscam, suas preferências etc. Não existirá um produto que agrade a todos, portanto, descubra quem o seu agrada e trabalhe nestes compradores!

4. Informalidade não faz tão mal assim

A conversa informal acontece em cafeterias e restaurantes por exemplo. Quando o cliente contar suas preferências musicais, literárias e falar sobre sua família e viagens, não deixe de prestar atenção. Investindo nessas conversas simples e que oferecem muito, os mimos e o tratamento VIP do item 2 podem ser oferecidos com maior facilidade; os produtos personalizados podem vir dessas conversas!

5. Agradecer e reconhecer o cliente

Quando as metas forem atingidas, não deixe de informar o cliente e agradecer pelo apoio. Criar um e-mail de reconhecimento é uma estratégia eficaz de manter contato e relação estreita. Saiba lidar com o fato de que, para ter sucesso, é preciso agradecer sem esperar nada em troca e surpreender com um simples gesto de: “obrigada por nos apoiar!”.

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